segunda-feira, 21 de março de 2011

Igreja de São Miguel Arcanjo - Liceia

Conforme os estudos religiosos cristãos, tanto no catolicismo quanto no protestantismo, houve, certa vez, uma batalha no céu, envolvendo anjos e demónios. (Naquele tempo não eram os pregadores ferozes que enfrentavam os demónios, eram os anjos mesmo...) Nessa batalha, destacou-se a figura de São Miguel Arcanjo. Segundo a lenda, São Miguel enfrentou directamente o diabo, derrotando-o definitivamente. Por essa participação especial, alguns consideram que São Miguel personifique o próprio Cristo.

Com todo esse curriculum, é natural que os artistas tenham retratado São Miguel e sua participação na batalha contra Satanás. O diabo também é retratado da forma mais usual, às vezes com chifres na testa, e em alguns casos como dragão.

São Miguel é o anjo da morte. Assim assiste cada alma na sua jornada final após a morte, até o céu para julgamento. A tradição diz que Miguel dá uma última chance para todas as pessoas, a se redimirem antes da morte e assim provoca consternação ao demónio e seus seguidores.

Sua proeminência nas lendas e tradições judias fazem dele um poderoso líder angélico, o príncipe dos arcanjos e tem como certa o seu significado na tradição cristã dos anjos. A veneração a Miguel data dos tempos mais antigos da história cristã acompanhado de uma extensa tradição e lendas.

São Miguel Arcanjo é o padroeiro da igreja da freguesia de Liceia. Templo do séc. XVI, está no topo da freguesia, sobranceira, majestosa, como o desejar as boas vindas à entrada dos viandantes na freguesia. É de construção antiga onde se revela a boa arte. Tem a particularidade interessante do adro que a circunda estar delineado em forma de ataúde.

Igreja de São Miguel Arcanjo, Liceia

Igreja de São Miguel Arcanjo, Liceia

Construção degradada, Igreja São Miguel Arcanjo


Ver mapa maior

Sem comentários:

Enviar um comentário