quarta-feira, 6 de abril de 2011

Central Termoeléctrica de Lares, Figueira da Foz (EDP)

Este investimento insere-se no âmbito do plano estratégico do Grupo EDP e da política energética assente na segurança do abastecimento, independência energética e desempenho ambiental, aumentando a produção a gás mas garantindo um mix térmico diversificado.

A Central localizar-se-á na margem direita do rio Mondego, nas proximidades de Lares, 6 km a leste da Figueira da Foz, em terrenos recuperados de uma antiga fábrica. Será constituída por dois Grupos com uma potência unitária de 431 MW, a maior e mais eficiente potência unitária do portfólio, totalizando 862 MW.

O gás natural será abastecido a partir da armazenagem subterrânea do Carriço, a cerca de 28km, e a energia eléctrica produzida será conduzida para a Rede Nacional de Transporte na subestação de Lavos, 10km a sul da Central.

Esta central termoeléctrica, contribuirá para o reforço do portfólio de geração do Grupo EDP, assente cada vez mais em tecnologias limpas – nomeadamente eólica e hídrica -, com impactos positivos e viabilidade ambiental, contribuindo para a redução das emissões específicas do parque electroprodutor e da dependência energética e carbónica.

No mercado liberalizado e no âmbito alargado de atribuição pelo Governo de licenças para centrais de ciclo combinado, o Grupo EDP desenvolveu no mais curto espaço de tempo todo o processo junto da Direcção Geral de Energia e Geologia conducente à atribuição de Licença Ambiental e posteriormente de Licença de Produção, a primeira atribuída pelo Governo aos diferentes promotores.

A Central de Lares, consonante com o programa estabelecido, permitirá que o mercado ibérico liberalizado disponha ainda em 2009 de um activo projectado com reduzido impacto ambiental, elevada eficiência energética, contribuindo para a segurança do abastecimento e apoiando um desenvolvimento sustentável do país.

Central Termoeléctrica de Lares, Figueira da Foz


Ver mapa maior

Sem comentários:

Enviar um comentário