segunda-feira, 6 de junho de 2011

Ruínas do Pharol do Cabo Mondego (Figueira da Foz)

Ruínas do Antigo Pharol do Cabo Mondego, na Serra da Boa Viagem, Buarcos, Figueira da Foz.

Próximo da cidade da Figueira da Foz encontra-se o Parque Florestal da Serra da Boa Viagem. Com uma extensa área florestal, constitui não só um enorme valor paisagístico e ambiental mas, igualmente, uma área de lazer que contribui para a qualidade de vida dos seus utentes.

É no interior deste parque florestal que se localiza o farol do Cabo Mondego.

A construção do farol foi ordenada por Portaria de 8 de Agosto de 1835 do Tribunal do Tesouro Público, sendo a obra confiada ao engenheiro Gaudêncio Fontana, que desde esse ano até 1847 dirigiu o serviço dos Faróis. A obra só seria dada por concluída em 1858, sendo já director dos Faróis Ipácio Vielle. Quem dirigiu os trabalhos foi o capitão-de-fragata Francisco Maria Pereira da Silva, que mais tarde viria a ser inspector dos Faróis do Reino.

A construção propriamente dita do farol iniciou-se em 1855, ficando as obras concluídas como se disse em Abril de 1858, data em que o farol entrou em funcionamento. A torre ficou com 17,72 metros de altura, tendo sido instalado um aparelho óptico lenticular de Fresnel de 2ª ordem (foi o terceiro a ser instalado no nosso país depois de Santa Maria e Forte do Outão). O aparelho iluminante era um candeeiro mecânico de bombas alimentícias pelo sistema de Carcel, funcionando a azeite.

A Comissão nomeada em 1902 para rever o Plano Geral de Alumiamento e Balizagem dos Portos e Costas Marítimas do Reino e Ilhas Adjacentes referia que o farol do Cabo Mondego deveria ser modificado de forma conveniente - a luz que então era branca e fixa, deveria passar a mostrar grupos de dois clarões brancos e o aparelho inicialmente instalado fosse substituído por outro de 3ª ordem, pequeno modelo.

Em 1916, foi elaborada uma proposta formal de alteração do local de implantação do farol, vindo a ser despachada favoravelmente pelo Ministro da Marinha. Não sendo possível averiguar por forma irrefutável os motivos que levaram a esta decisão, crê-se que interesses relacionados com a Empresa Exploradora das Minas e também por má visibilidade deste farol, levou à construção de outro mais a norte. Por esta razão, do farol originalmente edificado, restam apenas algumas ruínas.

Ruínas do Pharol do Cabo Mondego (Fig. Foz)

Ruínas do Pharol do Cabo Mondego - Vista

Ruínas do Pharol do Cabo Mondego (Fig. Foz)

Ruínas do Pharol do Cabo Mondego (Fig. Foz)

Ruínas do Pharol do Cabo Mondego - Escadas

Ruínas do Pharol do Cabo Mondego - Escadas


Ver mapa maior

Sem comentários:

Enviar um comentário